segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Cantinhos da minha sala de aula

Vygotsky cria um conceito para explicitar o valor da experiência social no desenvolvimento cognitivo. Segundo ele, há uma “zona de desenvolvimento proximal” que se refere á distancia entre o nível de desenvolvimento atual determinado através da solução de problemas pela criança, sem ajuda de alguém mais experiente e o nível potencial de desenvolvimento através da solução de problemas sob a orientação de alguém mais experiente.

Discutindo como a brincadeira se relaciona com o desenvolvimento, Vygotsky coloca que o comportamento da criança nas situações do dia-a-dia é quanto a seus fundamentos, o oposto daquele representados nas situações de brincadeira. Esta cria uma zona de desenvolvimento proximal da criança,que nela se comporta alem do comportamento habitual de sua idade, alem de seu comportamento diário. A brincadeira fornece pois, amplia estrutura básica para mudanças da necessidade e da consciência, criando um novo tipo de atitude em relação ao real. Nela aparecem a ação na esfera imaginaria numa situação de faz de conta, a criação das intenções voluntárias e a formação dos planos da vida real e das motivações voluntárias, constituindo se assim no mais alto nível de desenvolvimento pré-escolar.(Vygotsky)

                                                                                                         




Cantinho da leitura








Cantinho da Beleza
       e Fantasia




                                                               
                                                 



 Cantinho do Escritório


 


















Cantinho das Artes







Baú de histórias


                                                                                                                                                                                   
                 
                                

Um comentário:

  1. olá Sandra, gostei mto dos cantinhos q montou, especialmente do cantinho de beleza. Na nossa sala também temos um e estava meio sem graça; tive muitas ideias. Tenho um blog da turminha do ano passado, caso queira dar uma olhada: superdetetives.wordpress.com

    ResponderExcluir